Image Map

5 de abr. de 2012

Como escrever bons textos


Eu sei que não sou escritora nem expert no assunto Textos, mas vim aqui ajudar aqueles que, como eu, gostam de escrever e que estão precisando de um empurrãozinho de dicas para escrever melhor (: É só clicar em Leia Mais para conferir o post completo. :*
Então, o ponto quase que principal (ou principal, não sei) é o Português correto, pelo menos pra mim ler um texto cheio de gírias, erros gritantes de concordância e etc é bem chato. Um texto com um português correto e sem muitas gírias dá mais ânimo de ler porque parece algo mais profissional, sabe. 

è Procure falar sempre sobre algo que você domine, goste ou que tenha pelo menos uma pequena base pra não falar besteira e dar conselhos errados aos leitores. E também falando sobre um assunto que você entenda você vai ter um vocabulário maior pra usar.

è Não repita palavras, isso deixa o texto cansativo.

è Para o seu próprio bem, não use palavras que você não sabe o significado. Por exemplo, alguém (um desconhecido, haha) já usou a palavra "Luxúria" pensando estar se referindo a "Luxosa", mas essas palavras são totalmente diferentes quanto ao siginificado, cuidado com isso.

è Procure ir direto ao ponto, ficar naquele "lenga lenga" antes do assunto principal faz o leitor perder o gosto à leitura do seu texto. 

è Quando falamos temos a respiração, podemos pausar a frase nos momentos certos para um melhor entendimento. Já na escrita temos as pontuações, por isso cuidado com vírgulas (principalmente), elas podem mudar totalmente o sentido de uma frase e você pode ficar com uma fama não muito boa. 

Ah, e olhem como o acento pode mudar o significado de uma palavra:

Sábia = substantivo = pessoa que sabe muito
Sabia = verbo saber no pretérito
Sabiá = substantivo = passarinho
Fábrica = substantivo = local onde se fabrica algo
Fabrica = verbo = ato de fabricar algo
É = verbo = significa "ser"
E = conjunção = sentido de adição


Por isso, gente, cuidado com a acentuação e pontuação, principalmente, elas mudam mesmo o sentido do que você quer dizer. 

Espero que tenham gostado do post. Sabiam que amo postar aqui? Mesmo com apenas 19 seguidores eu amo postar aqui, é um dos meus passatempos preferidos! E sei que se eu continuar me esforçando vou conseguir alcançar mais e mais seguidores (bons seguidores). Obrigada a vocês, viu? De coração, lindos. :)

Comentem :*


Rebeca Karinne.

Um comentário:

Ana Carolina Oliveira disse...

Ah adorei as dicas! Hahaha foi ótimo postar o tutorial pra voce.

Kisses ♥
http://bloggarotainocente.blogspot.com.br/